next up previous
Next: Max Planck Up: O Equilíbrio da Radiação Previous: O Corpo Negro

O Grande Teorema

Para demonstrar a universalidade da função $u_\nu(T)$ para o corpo negro, Kirchhoff valeu-se das técnicas típicas da termodinâmica da época: supôs a existencia de espelhos perfeitos para todas as freqüências, de substâncias transparentes só para determinados intervalos de freqüência, o arsenal usual. E, sobretudo, descreveu a radiação sempre sob a forma de raios. Note-se que o problema do equilíbrio da radiação com a matéria envolve calor radiante e luz, na época coisas distintas. Os grandes trabalhos de Maxwell, que propuseram que a luz era radiação eletromagnética dentro de um certo intervalo de freqüências, apareceram gradualmente de 1860 a 1865, enquanto que o grande trabalho de Kirchhoff[6] foi publicado em 1860. Nada se sabia, então, da natureza eletromagnética da luz. De fato, era corrente pensar-se que a luz só existia no intervalo visível, tratando-se a radiação térmica de outro fenômeno físico.

A demonstração de Kirchhoff é um dos grandes monumentos da física clássica. Contudo, sob olhares modernos, parece impossível que se pudesse efetivamente demonstrá-lo naquela época. É claro que Kirchhoff, mercê de sua familiaridade com os fenômenos em questão, sabia onde devia chegar, e este ``mapa mental'' guiou-o em todas as encruzilhadas perigosas. É assim que se faz física, afinal!

Uma magnífica exposição do trabalho de Kirchhoff, a melhor que conheço, tanto pelo aspecto crítico quanto pela sensibilidade histórica que demonstra, é a de Lorentz[7]. Uma crítica adicional, que escapa ao grande Lorentz, é relativa ao uso exclusivo de raios de luz. De fato, é bem conhecido que essa descrição é particular demais e tem efeitos termodinâmicos que não surgem se a descrição geral, por ondas, for utilizada. Pois se a luz, e toda a radiação considerada, segue trajetórias que são os raios, aplica-se à propagação o teorema de Liouville sobre o volume do espaço de fase. Neste caso pode-se, por exemplo, demonstrar que não se pode obter, com lentes e espelhos, e usando a luz do Sol, temperaturas maiores do que a da fonte[8]. Este resultado era, aparentemente, conhecido por Clausius[7]. Não se trata, obviamente, de um resultado geral, mas de uma conseqüência do uso de raios.

Enfim, demonstrada a existência de uma função universal para a distribuição espectral da radiação em equilíbrio térmico com a matéria, abria-se o problema de determiná-la, experimentalmente, mas também de obter sua expressão analítica, trabalho de físicos teóricos. Ou melhor, trabalhos teóricos de físicos, pois que, naquela época, não havia físicos exclusivamente teóricos, ou eram muito raros4.


next up previous
Next: Max Planck Up: O Equilíbrio da Radiação Previous: O Corpo Negro
Henrique Fleming 2002-04-13